Sobre nůs

Sobre nůs

A Casulo Dourado – Associação da Seda de Freixo de Espada à Cinta nasceu, efetivamente, a 19 de agosto de 2016 por vontade de um grupo de cidadãos apaixonados pela arte e história da seda. Orgulhamo-nos de ser herdeiros naturais de uma arte tradicional, inédita no país e praticamente única na Europa: a criação do bicho-da-seda e a sua extração por processos ancestrais e artesanais.

Nunca poderemos esquecer todos aqueles que, antes de nós, aqui lutaram e transformaram o seu suor, o cansaço e lágrimas em peças de seda; todos aqueles que ao longo de séculos e nas últimas décadas decidiram abraçar novos projetos, novos caminhos, novos sonhos e se lançaram em voos de borboleta a procurarem novas quimeras. A todos eles, a nossa gratidão e homenagem, e a promessa que tudo faremos para que sintam por nós o mesmo orgulho que nós sentimos por eles.

Mas os tempos são outros, as formas de comunicação evoluíram e o processo de adquirir novos públicos e clientes são diferentes. Daí que esta Associação tenha, ainda, como missão, a recriação de todo o processo de criação do bicho-da-seda através de processos artesanais, de forma a produzir um produto superior e de grande luxo: a seda.

Mas quem somos nós afinal?

Somos seres humanos que, como qualquer outro ser vivo, nascemos, crescemos, reproduzimos, envelhecemos e morremos. Mas somos também, por outro lado, racionais e por isso temos consciência da nossa existência, temos capacidade de pensar, comunicar o pensamento e tentar transformar o mundo em que vivemos. Além disso, somos seres vivos que cultivam relações e têm sentimentos de amor e ódio, de alegria e tristeza, de praticar o bem ou o mal e de gostar ou não de algo ou alguém.

Existir, ter responsabilidades, ter consciência é, no fundo, sentir a presença vital da Humanidade a bater num ritmo forte e acelerado, abrindo caminho a novas descobertas. Enfim, a imprevisibilidade do Futuro é a garantia da vida continuar a fazer sentido e ter um fundamento, e é por isso que escolhemos caminhar abraçados a este projeto, que nos esgota mas nos traz felizes e orgulhosos.

Longa Vida Casulo Dourado – Associação da Seda de Freixo de Espada à Cinta, porque o sonho não é do Passado nem do Futuro… é nosso, de quem o sente na alma e o vive plenamente todos os dias!

 

Jorge Duarte

Diretor Museu da Seda e do Território / Presidente da Casulo Dourado – Associação da Seda de Freixo de Espada à Cinta